Buscar
  • Fernanda Lorenzetti

A difícil decisão de sair do bom emprego e seguir o coração


Foto por fwstudio - freepik

A zona de conforto é aquele lugar, por vezes, agradável e repleto de certeza. Sabemos onde estamos pisando e os cenários possíveis de acontecer. Quanto maior o salário ou melhores os benefícios, mais difícil de sair deste ambiente. Mas o que nos espera na incerteza? Possivelmente um mundo novo, experiências, aprendizados e uma evolução incrível. E é neste novo lugar que estou disposta a buscar.


Ao longo dos últimos anos estive em empresas incríveis, vivenciando experiências que me tornaram a profissional que eu sou hoje, uma Agile Coach que ama o que faz e é carregada de histórias pra contar e conhecimentos validados. Mas algo estava diferente.


O que, então, está diferente?


Em 2020, uma virada completa me fez mergulhar em projetos pessoais e iniciativas que tocaram o meu coração:

  • Fundei a comunidade Mulheres Agilistas

  • Mentorei pessoas incríveis

  • Tive inúmeras ideias pra ajudar as pessoas que querem aprender mais sobre Agilidade


Quando me dei conta percebi que estava muito difícil conciliar as 40 horas semanais do emprego CLT com as outras horas extras dos projetos pessoais.


O que faz o coração sorrir?


Essa sempre foi uma pergunta difícil e que venho trabalhando há muitos anos em relação meu propósito. Sempre amei ajudar pessoas, desenvolver pessoas, identificar potenciais, influenciar positivamente os ambientes de trabalho em que passei.


O que não estava coerente com o meu emprego era a totalidade do propósito em ser cumprido. Eu adorava o que fazia mas apenas parte do meu propósito estava sendo cumprido e alguns valores não estavam alinhados com a empresa. Somado a isso, comecei a reparar o quanto eu tinha que ser diferente em algumas situações para me encaixar no determinado ambiente de trabalho. Eu não estava sendo eu mesma.


Historicamente, as organizações têm sido lugares onde as pessoas aparecem usando uma máscara, num sentido literal e figurativo. Frederic Laloux.

Meu coração precisava sorrir mais.


Onde estou alocando o tempo?


Quando eu parava e pensava no que eu realmente gostaria de estar fazendo, estava totalmente alinhado com aquelas iniciativas que só conseguia fazer nas horas extras.


O tempo, se mal utilizado, não há dinheiro que faça voltar atrás. Ele permite que você direcione toda a sua energia num objetivo. E se este objetivo não satisfazer seu propósito e valores, não haverá longevidade nos seus planos, uma hora o tamanho da angústia e insatisfação tomará conta.



O que instigou?


Alguns conhecimentos e ações potencializaram eu tomar essa difícil decisão:


Agir em ideias novas: iniciar em algo mesmo que de forma paralela ao emprego me ajudou a validar meu interesse nas outras práticas.


Curso Ame-se e Cure sua vida (Método Louise Hay) do Instituto Milumina: um mergulho em conexão de amor próprio, confiança e reflexão. A sessão de bônus de carreira neste curso revirou minha mente e fez eu começar a criar meu plano. A partir deste curso, comecei a sentir que a saída estava próxima, só não sabia ainda como seria. Iniciei as práticas sugeridas pelo curso de mentalizar e repetir afirmações positivas. Algumas delas que pratiquei:

  • Posso ter o trabalho que quero

  • Faço o que amo e ganho quanto e quando der

  • Sou uma empreendedora de sucesso

  • Meu caminho é só sucesso

  • Eu posso tudo que quiser


2 semanas de ócio: após uma cirurgia pra correção de miopia, fiquei proibida de trabalhar, ver televisão e mexer em celular ou computador. Me restou ouvir podcasts e refletir muito sobre a vida. Destaco os podcasts Love the Problem e Pontes e Elefantes nos quais maratonei e me ajudaram muito nessas reflexões. O episódio "#9 O que o mundo quer de mim" foi um ótimo tapa na cara :D


O conteúdo da Nathália Arcuri também me sacudiu. Amei conhecer histórias de mulheres que jogaram tudo pro alto e fizeram acontecer: Mulheres que Mudam o Mundo


Livro As Sete Leis Espirituais do Sucesso - Deepak Chopra: ganhei da minha irmã e foi ótimo. É um livro bem pequeno sobre espiritualidade e sucesso.


Rede de apoio: meu marido apoiou todas as minhas decisões e me incentivou ao máximo. Sem ele provavelmente eu estaria mais aflita em relação à incerteza da flexibilidade da renda e também da nova rotina. Além dele, minha amiga e sócia Janaína Oliveira me incentivou e me ajudava a lembrar todos os pontos que me deixavam insatisfeita e que precisavam melhorar. Sem eles, teria sido mais difícil, com certeza.


O plano


Dei um apelido ao meu plano: A parada estratégica.

Precisava tomar a coragem de parar CLT, fazer experimentos e reavaliar a vida.


E se eu não conseguir ou não gostar? Eu volto ao mercado de trabalho, afinal ainda amo o agile coaching.

E se eu conseguir? A alegria não caberá em mim! Estarei realizada.


Pro plano ser construído pensei basicamente em usar da minha habilidade de organização pra avaliar as finanças: fiz um fluxo de caixa da renda familiar com algumas simulações e já havia preparado uma reserva financeira de emergência (equivalente a 6 meses de custo de vida).


O momento da decisão chegou quando recebi a mensagem de 2 pessoas interessadas em mentoria e eu não tinha como atender pois não tinha tempo livre. Eu teria que negar algo que queria muito fazer. Isso mexeu comigo e fez eu desenhar minha rotina: como seria sem estar na CLT? O que estaria fazendo? E foi aí que decidi: preciso reduzir a carga da CLT ou efetivamente sair 100% dela.


Desvincule-se dos resultados. Ou seja, desista do apego rígido a um resultado específico para viver na sabedoria da incerteza. Desfrute todos os momentos da jornada de sua vida, mesmo sem saber quais serão os resultados. Deixe que o universo cuide dos detalhes. Suas intenções e desejos, quando liberados no espaço silencioso entre os pensamentos têm um poder de organização infinita. Deixe que esse poder de organização infinita cuide de todos os detalhes pra você. Deepak Chopra


Mas e agora? O que vai fazer?


Meu principal trabalho agora será através da Katálise com serviços de:

  • Mentorias individuais em Agile e Carreira

  • Consultoria de Agilidade

  • Workshops/Treinamentos em Agile

  • Condução do curso Carreira na Agilidade sem Medo: edição exclusiva para mulheres que buscam ampliar a confiança e fazer sua transição de carreira pra Agilidade


E novas ideias e experimentos estão por vir! Este é só o começo de uma nova jornada cheia de coragem :)


Se você quer trocar ideias comigo e saber mais do meu trabalho, envie um email para katalise.equipes@gmail.com ou me manda uma mensagem no Linkedin :D



BLOG

Categorias

Contato

Obrigada pelo envio!